terça-feira, 24 de novembro de 2009

História dos conceitos e história social

Primeiro, a história dos conceitos fornece subsídios para a história social, apresenta análises que tornam as análises da história social mais palpáveis e compreensíveis, é um auxílio ao que os historiadores sociais investigam, as estruturas que fazem parte de uma sociedade, os grupos que a ela pertencem e como elas mudam e quando. Analisando uma simples passagem de diário, Kosseleck mostra que quando a história dos conceitos usa os métodos da história social, chega a resultados interessantes do ponto de vista da história social, por exemplo, mostra que existe um conflito presente, um conflito que uma das partes pretende vencer transformando o futuro em algo novo, diferente do passado e que, assim, vemos que o passado ainda está no presente, que estruturas de longo prazo, originárias do passado, continuam a ter força e a exercer influência no presente.

Segundo, segundo métodos próprios, usando o aparato metodógico e estudando seus objetos, a história dos conceitos contribui para a história social compreender melhor seus objetos e suas conclusões. Existem algumas mudanças estruturas de longo prazo, por exemplo, que podem tornar-se visíveis com a ajuda de uma história pura dos conceitos, como no caso da mudança de significado de sociedade civil ao longo do tempo, partindo de um significado que não separa sociedade da política, pelo contrário, juntava os dois, entrelaçava sociedade e política e chegando ao significado atual, de uma sociedade apartada do Estado, do político, a sociedade burguesa.

É a perspectiva diacrônica a que mostra os vários significados de um conceito ao longo do tempo, as mudanças, as diferenças. A sincrônica é a que pretende trazer os significados antigos para o presente, tornar compreensíveis os significados de conceitos passados para os homens contemporâneos.

Portanto, a história social pode alcançar resultados satisfatórios caso use os métodos da história dos conceitos, caso a história dos conceitos seja aplicada de forma pura, analisando os conceitos ao longo do tempo sem se reportar aos conteúdos extralinguísticos imediatos.

A história dos conceitos também reflete sobre os fatos e como eles são apreendidos em conceitos. Sobre os processos históricos e como eles são apreendidos em conceitos. Em última análise, o fim da história dos conceitos é sempre material. Um processo, uma mudança pode ser apreendido por vários conceitos. Não é um fi em si mesma, a história dos conceitos. É uma parte metodologicamente autônoma da pesquisa social e histórica.

Por fim, é verdade que a história dos conceitos associa mudanças no significado, a diacronia, com mudanças sociais estruturas e permanências no significado com estruturas permanentes. Porém, não é sempre o que acontece. Alguns termos que mantém significado estável não indicam mudanças do ponto de vista da história dos fatos, da história social. Assim, um historiador social precipitado pode dizer que uma estrutura social se alterou pois um conceito x mudou de significado. O que não é sempre verdade. Portanto, a história dos conceitos está sempre relacionando mudança com permanência, estrutura com alteração.

O mais importante, porém, é que a história dos conceitos leva os historiadores a questionarem a utilidade e a abrangência dos próprios conceitos, dos conceitos que usam para explicar realidades passadas e que foram criados em outros tempos. Quando o historiador usa os conceitos do próprio passado para explicá-lo, a história dos conceitos também é útil. É útil pois mostra ao historiador qual o significado antigo daquela palavra e tenta traduzi-lo para o presente.

No caso do historiador que usa conceitos cunhados posteriormente ao período que analisa, a história dos conceitos é util por mostrar ou não a utilidade do conceito específico na compreensão do período. O conceito de Estado, por exemplo. Será que pode ser utilizado para qualquer época? O que ele quer dizer exatamente, o que quis dizer em épocas diferentes? Existe um núcleo comum que permita usar o conceito como explicativo em diversos momentos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário