terça-feira, 24 de novembro de 2009

Por uma História Política - R.R

É importante por relacionar o advento, a queda e o renascimento da história política a partir de novas bases com as realidades vividas pelos historiadores de cada período, o que me remete ao texto de De Certeau e a história também como um lugar social.

As passagens mais interessantes relacionam o advento da história política tradicional com a importância que tinha o Estado durante o Antigo Regime, por exemplo, e que o Estado passou a ter mesmo com a queda do Antigo Regime, com a construção do Estado-Nação. De monarcas e cortes, o estudo da história política passou para a democracia, para revoluções e para as lutas partidárias.

E a sua queda? Também pode se explicar pela relevância que o econômico e o social tiveram durante a década de 30, ínício dos Annales.

E a volta? A noção cada vez mais óbvia de que o Estado aumentou suas atribuições, que a cultura, a economia, o ensino e várias outras áreas, dimensões da experiência humana atual são influenciadas por decisões políticas, pelo Estado.

"Se uma mudança de lei eleitoral tem o poder de modificar a expressão da opinião pública, como pretender que o político não tem interesse?"

O texto também é relevante por mostrar como é a nova história política. Deixa de ser impressionista, pois lida com séries de dados quantificáveis, como dados eleitorais e demográficos.

Não é mais uma história elitista, aristocrática, preocupa-se também com os homens comuns e com como eles se relacionam com a política e com os políticos profissionais. As eleições atuais, por exemplo, mostram como a política é democrática, pode ser democrática.

Também deixa de ser factual, de curta duração, preocupando-se com como estruturas de longo prazo, estruturas mentais, por exemplo, influenciam a política.

"Não vivemos ainda, com algumas exceções, num universo ideológico cujos principai componentes surgiram, e cuja configuração, no essencial, se desenhou antes da Revolução de 1848?"

Por fim, a história política renovada rejeita determinações e causas primeiras. O político pode se explicar pelo político como por outras dimensões. E as outras dimensões também pode ser explicadas pelo político ou explicar o político. É uma história multidimensional e multicasual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário